Casa Salabert, novo e-learning café no Jardim Botânico

Rua do Campo Alegre 134, Porto

2015-2017

Nuno Valentim, Frederico Eça, Margarida Carvalho

Luís Mendonça (escultura)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2016
Menção Honrosa no Prémio João de Almada 2017
Obra Seleccionada para o Prémio Mies van der Rohe 2019
International Architecture Awards 2019

41.153814, -8.642533

A Casa Salabert encontra-se no Jardim Botânico do Porto e terá sido uma das primeiras construções no interior da quinta que lhe deu origem. Nos sucessivos processos de adaptação aos novos programas, a Casa foi sofrendo diversas alterações e ampliações que a transformaram profundamente, suprimindo elementos de valor arquitetónico. Permaneceram da construção original alguns componentes construtivos que a proposta procurou integrar/articular no novo programa – o novo espaço de estudo/e-learning da Universidade.

 

A partir de um cuidadoso processo de análise, inspecção e diagnóstico e das leituras críticas dos processos de intervenção na Casa, foram suprimidas as ampliações dissonantes e sem qualidade construtiva propondo que a Casa retomasse a forma de 1925 (documentada nos arquivos da UP).

 

Sem alterar a estrutura primária (alvenarias bastardas de pedra) e as estruturas secundárias que ainda permaneciam (estruturas de madeira de alguns pisos e cobertura), libertaram-se os espaços interiores para as diversas salas de estudo – com ambientes distintos proporcionados pelas características arquitectónico-construtivas da própria pré-existência.

Naturalmente dotou-se este espaço com infraestruturas contemporâneas de aquecimento/arrefecimento, ventilação, acessibilidade, iluminação, isolamento térmico, etc.) que permitiram que a adesão dos estudantes fosse imediata – quase sem publicidade a taxa de ocupação da Casa é extraordinária, provando que a comunidade académica se sente bem e reconheceu imediatamente o extraordinário privilégio de estudar e conviver com os colegas num espaço histórico, com valor patrimonial e enquadramento paisagístico excepcional.