A casa número 4 da Rua de Almeida Garrett em Coimbra, está situada numa zona central da cidade: perto da Praça da República, junto ao parque da Quinta de Santa Cruz, hoje conhecido como Jardim das Sereias, e sobre o qual se debruça a fachada principal com a singularidade que a caracteriza.
Vocacionado para a ocupação diária de estudantes, o Centro Universitário Manuel da Nóbrega, tem um movimento e número assinalável de utentes. Disponibiliza salas de estudo e biblioteca para estudantes, capela com missa diária (com uma média elevada de assistentes) gabinetes de assistência espiritual, salas para reuniões de grupos, quartos para peregrinos, cozinha, sala polivalente no corpo de ampliação e espaço exterior ajardinado.
A proposta procurou sobretudo melhorar as condições de habitabilidade e conforto, preservando os inúmeros valores arquitectónicos identificados: do sistema construtivo à qualidade espacial, da integração dos elementos decorativos à própria inserção urbana. Procurou-se conservar tanto quanto possível, a identidade tipológica e construtiva pré-existente, intervindo com espírito crítico e procurando sem mimetismos propor um diálogo com os elementos existentes.
O redimensionamento dos vãos do tardoz e a nova ampliação, permitiram uma nova relação da habitação com o logradouro, originalmente condicionada pelas diferenças de cota no terreno. Melhorou-se a comunicação entre os espaços interiores existentes e actualizaram-se os níveis de conforto do edifício com a integração das novas redes infra-estruturais, imprescindíveis para as condições de funcionalidade.