Antiga fábrica ‘A Ideal’

Rua do Arnado 1, Coimbra

2017-2023

Nuno Valentim, Frederico Eça, Filipa Ferreira

colaboraram:

Gonçalo Morgado, Ricardo Murça, José Tavares, Bárbara Barbosa

40.212883, -8.435258

O terreno da antiga fábrica “A Ideal” (fábrica de produção de tecidos e malhas) localiza-se na frente ribeirinha de Coimbra, na zona do Arnado, área marcada pela expansão urbana ao longo do Rio Mondego e da via-férrea. Em contraponto ao antigo caracter industrial, esta zona está encontra-se em transformação com a implementação de novos programas principalmente ligados à hotelaria e serviços.

O projeto consistiu na reabilitação do edifício da antiga fábrica e ampliação com um novo edifício para instalação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com valências capazes de acolher diversas naturezas de utentes – desde os residentes mais dependentes e a necessitar de cuidados continuados até aos utentes mais independentes com total autonomia

Interpretando a escala e referências da envolvente próxima os dois volumes implantam-se dentro dos limites do terreno:

Volume A – antiga fábrica, reabilitando as fachadas, reconstruindo as coberturas e dotando o edifício das valências e infraestruturas necessárias à implementação do novo programa. Referimo-nos às zonas comuns (salas, refeitório, ginásio, sobretudo localizadas no piso de entrada), às zonas de serviço / técnicas (cozinha, lavandaria, áreas de funcionários, cisterna, etc, sobretudo localizadas no piso de semi-cave e ao conjunto de quartos localizados nos três pisos do edifício existente a reabilitar.

Volume B – ampliação ao edifício existente, dotando a ERPI dos alojamentos necessários aos utentes independentes. A implantação e número de pisos deste edifício permite, por um lado, uma transição de escala com o hotel localizado norte, por outro, a criação de um pátio ajardinado para uso dos residentes usufruindo da relação próxima com o rio.

Os dois volumes são ligados por um corpo com de um piso, com duas salas e uma galeria coberta de ligação entre a construção existente e a nova.