Projeto de Reabilitação do Mercado do Bolhão é distinguido no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em três categorias
31.05.2023

O projeto de Reabilitação do Mercado do Bolhão venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto.

 

O júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana contou com a presença dos engenheiros Manuel Reis Campos e Raimundo Mendes da Silva, dos arquitetos Carlos Prata e José Manuel Pedreirinho, e da professora e economista Ana Paula Delgado.

 

Foram distinguidos os projetos: Reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça em Unidade Hoteleira do arquitecto Eduardo Souto de Moura na categoria de Turismo; Reabilitação do Cinema Batalha do Atelier 15, arquitectos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, enquanto melhor intervenção com Impacto social; António Augusto de Aguiar 23 do gabinete ARX e Reabilitação de Edifício na Rua da Madalena 88 do atelier Bak Gordon em ex aequo na categoria Residencial; Fábrica 1921 do atelier RH+ Arquitectos na categoria Cidade de Lisboa; Musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé do atelier Vitor Mestre e Sofia Aleixo Arquitectos Lda. na categoria intervenção inferior a 1000 m2; Estação Sul e Sueste do atelier Ana Costa, arquitectura e design Lda. na categoria Restauro; e Residência Assistida para Seniores (ERPI) ou uma Unidade de Cuidados Especializados em Demências no antigo edifício da fábrica da Rajá do arquiteto António Gonçalves na categoria Sustentabilidade.

 

A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu a 30 de Maio, em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.

 

Fotografia: MMF / LFA, 2021


O Restauro para a Resiliência, com Helena Freitas, Teresa Andresen, Nuno Valentim, José Benayas e Maria Amélia Martins-Loução
17.05.2023

O arquitecto Nuno Valentim participa no Novo Ciclo de Conversas “A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema”.

 

A conversa sob o tema O Restauro para a Resiliência conta com a presença de Nuno Valentim e José Benayas, com abertura de Helena Freitas e Teresa Andresen e notas finais de Maria Amélia Martins-Loução.

A sessão irá decorrer esta quinta-feira, dia 18 de maio, às 21h30, na Biblioteca de Serralves.

 

O Ciclo de Conversas “A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema”, é uma parceria de Serralves com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

 

O acesso é gratuito, mediante inscrição em https://bit.ly/inscricoesservicoeducativoserralves, entrada pela Rua D. João de Castro, 110.


Reabilitação do Mercado do Bolhão finalista da 6ª edição do Prémio AHI European Award - Architectural Heritage Intervention
10.05.2023

A obra de Reabilitação do Mercado do Bolhão está entre os finalistas da 6ª edição do Prémio AHI European Award – Architectural Heritage Intervention!

 

O prémio contou com 174 projectos submetidos e entre o conjunto dos 16 finalistas estão os ateliers David Chipperfield Architects, Foster +  Partners, HARCHITECTS, Atelier Kempe Thill, com aNNo architects, Baro Architecture e SUM Project, HUB, com Origin e Bureau Bouwtechniek, AL_A, Junquera Arquitectos, Pedro Pacheco Arquitectos, DRDH Architects com Julian Harrap Architects, Carquero Arquitectura, Meritxell Inajara, a2o architecten, com AAC architecture, OSS Office for Strategic Spaces, Kaltenbacher architektur, com STEINBAUER e Hall McKnight.

 

O vencedor será anunciado no dia 1 de Junho, no Pavilhão Pau Gil, do Hospital de Sant Pau, em Barcelona.


Nuno Valentim em debate "Bairros PER. Presente e Futuro", no CCB, em Lisboa
09.05.2023

O arquitecto Nuno Valentim irá participar no dia 10 de Maio de 2023, pelas 18h, no debate “Bairros PER. Presente e Futuro”, organizado por Centro Cultural de Belém / Garagem Sul, em parceria com DINÂMIA’CET – ISCTE e com curadoria da arquitecta Marta Sequeira, no âmbito da “Exposição HABITAR LISBOA”, que será apresentada entre Outubro de 2023 e Fevereiro de 2024 na Garagem Sul/ Centro de Arquitectura.

 

O debate irá debruçar-se sobre a legado e futuro do “Programa Especial de Realojamento” (PER), realizado em Portugal depois do 25 de Abril de 1974, desenhado com o objetivo de erradicar as barracas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e de realojar os seus moradores em habitações municipais.

 

O debate conta ainda com a participação da vereadora Filipa Roseta, o investigador Marco Allegra, o geógrafo Gonçalo Antunes, o arquitecto Paulo Tormenta Pinto, com moderação da arquitecta Marta Sequeira.

 

O debate terá início pelas 18h, no Foyer do Grande Auditório do CCB – Centro Cultural de Belém e é um evento de entrada gratuita.

Mais dados sobre o evento no site do CCB – Centro Cultural de Belém.

 


Conclusão da Obra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em V.N. de Gaia
08.05.2023

A obra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em Vila Nova de Gaia foi concluída.

 

Nova reportagem fotográfica disponível na página do projecto.

 

A fotografia é de Setembro de 2022, da autoria de João Ferrand.


Nuno Valentim em "Ciclo de Conferências Praxis REAB"
04.05.2023

O arquitecto Nuno Valentim irá participar, hoje, no dia 4 de Maio de 2023, pelas 18h, no “Ciclo de Conferências Praxis REAB”, organizado pela FAUL – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com a curadoria dos arquitectos José Aguiar e João Pernão e com o apoio dos arquitectos Nuno Mateus, Jorge Mealha, Tiago Saraiva e Nuno Montenegro.

 

A sessão ocorrerá em formato online, através deste link de zoom.

 

Mais informações sobre o evento disponíveis no site da FAUL.


O Caso de Estudo da Reabilitação do Mercado do Bolhão sob análise na X Semana de Reabilitação Urbana - RE PORTO
24.11.2022

O Caso de Estudo da Reabilitação do Mercado do Bolhão é apresentado e analisado na X Semana de Reabilitação Urbana – RE PORTO, no dia 24 de Novembro.

 

A sessão de análise, coorganizado pela Câmara Municipal do Porto e pela Vida Imobiliária, contará com uma pequena apresentação do arquitecto Nuno Valentim, seguida de uma mesa redonda com importantes intervenientes da obra.

 

O evento irá ocorrer no Palácio da Bolsa, Porto, com início pelas 15h15, no dia 24 de Novembro.

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


Nova reportagem fotográfica da Casa na Rua da Quinta
18.11.2022

Nova reportagem fotográfica da obra concluída da Casa na Rua da Quinta, disponível na página do projecto.

 

A fotografia é de 15 de Dezembro de 2021 e da autoria de João Ferrand.


Reabilitação do Mercado do Bolhão nomeada para os Prémios Construir 22
14.11.2022

A obra de reabilitação do Mercado do Bolhão encontra-se nomeada para os Prémios Construir 22, na categoria de Melhor Projecto de Reabilitação.

 

As votações decorrem até ao dia 17 de Novembro no site dos Prémios Construir 22.

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


A reabilitação do Mercado do Bolhão nas Jornadas 25 anos GECoRPA
26.10.2022

O arquitecto Nuno Valentim irá participar, no dia 28 de Outubro, nas Jornadas 25 anos GECoRPA , organizadas pela GECoRPA – Grémio do Património e pela Parques de Sintra – Monte da Lua.

 

Nas Jornadas GECoRPA irão ser abordados temas relevantes para a valorização e defesa do Património, estando previstas palestras e casos de estudos de oradores especialistas na área, uma exposição técnica e uma visita técnica às intervenções realizadas no Palácio de Queluz.

 

A apresentação do arquitecto Nuno Valentim, com o tema “Mercado do Bolhão: projeto, processo, obra”, terá início pelas 14h20.

 

Mais dados sobre o evento no Site da Associação GECoRPA – Grémio do Património.

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022

 


Arranque da obra da Quinta de Crasto, Sede da Associação Biopolis, em Vairão, Vila do Conde
24.10.2022

A obra de reabilitação da Quinta de Crasto, em Vairão, Vila do Conde, arrancou no passado mês de setembro.

 

A proposta prevê a adaptação do conjunto de edifícios para instalação da sede da Associação de Valorização e Transferência de Tecnologia Biopolis, através de um programa composto por espaços de trabalho de gabinetes e open space, salas de reuniões, espaços de uso comum e espaços de laboratório.

 

A fotografia é de 14 de abril de 2020 e da autoria de João Ferrand.


Nuno Valentim em conferência sobre "Intervenção em Património Edificado", no Funchal
18.10.2022

O arquitecto Nuno Valentim irá participar, no dia 19 de Outubro, na conferência “Intervenção em Património Edificado”, organizado pela GENUS – Associação de Defesa do Património da Madeira, no Teatro Baltazar Dias, no Funchal.

 

A conferência conta ainda com a participação do arquitecto João Mendes Ribeiro, e é acompanhada pelos arqueólogos, Dr. Élvio Sousa e Dra. Ana Mendonça.

 

A conferência terá início pelas 18h, no Teatro Baltazar Dias, Funchal.

A Reabilitação do Mercado do Bolhão no webinar KERAKOLL
10.10.2022

O arquitecto Nuno Valentim dá a conhecer o projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão no webinar organizado pelo portal Espaço de Arquitectura e pela KERAKOLL.

 

O evento tem lugar no dia 11 de Outubro de 2022, pelas 11h.

 

Inscrição: https://campanhas.espacodearquitetura.com/webinar-kerakoll-nuno-valentim

 

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


Todos ao Bolhão!...
12.09.2022

O Mercado do Bolhão irá reabrir as suas portas ao público na próxima quinta-feira, dia 15 de Setembro.

 

A classificação de “monumento de interesse público” atribuída pela Portaria 613/2013 de 20 de Setembro ao Mercado do Bolhão, reconhece valor patrimonial a duas dimensões indissociáveis – a singularidade do edifício Beaux Arts, e a sua função como mercado tradicional.

 

A proposta de intervenção no edifício e mercado de 1914-1917, da autoria do arquitecto António Correia da Silva, assenta na recuperação e valorização do edifício e na modernização necessária às exigências da actividade de mercado de frescos central e quotidiano do Porto.

 

Esta acção transformadora, mas atenta aos valores existentes, visa devolver identidade e coerência ao edifício, abrir o edifício à cidade e actualizar a sua função – numa ponderação exigente entre património material e imaterial.

 

“Continuar-inovando” diria Fernando Távora.

 

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


Reportagem Especial "Bolhão: Quem te viu e quem te vê", na Sic Notícias
25.08.2022

A Reportagem Especial “Bolhão: Quem te viu e quem te vê” dá a conhecer o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão.

 

A reportagem acompanha a transformação do edifício, desde o dia do seu encerramento até ao momento de conclusão da obra, dando a conhecer os vários intervenientes – decisores políticos, comerciantes, projectistas, responsáveis da obra e organismos de gestão – e os seus pontos de vista.

 

A reportagem foi produzida pela Sic Notícias, guiada pela jornalista Márcia Torres, e emitida no programa Reportagem Especial, na 5ª feira, 25 de Agosto de 2022.

 

O programa encontra-se disponível em sicnoticias.pt

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves, 2022


Apresentação do projeto “Branda Científica de São Bento do Cando”
12.08.2022

No passado dia 29 de julho, foi apresentado em São Bento do Cando, Arcos de Valdevez, o projeto da Branda Científica.

“A Branda Científica de São Bento do Cando irá ser o pilar de uma nova agenda de investigação e desenvolvimento de âmbito internacional sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e a Reserva da Biosfera Gerês-Xurés para responder a estes desafios.” Henrique Miguel Pereira

“A Branda Científica de São Bento do Cando terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração, trabalho de campo de investigadores, tendo para além dos alojamentos um conjunto de laboratórios de suporte” e “espaço para apoio a workshops com investigadores”. CIBIO

S. Bento do Cando transforma-se em Branda Científica a partir do que o lugar oferece à investigação e da possibilidade construtiva de reabilitar edificado existente, devoluto ou em ruína, para albergar as necessidades do programa. O projeto é promovido pela Associação Biopolis e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Função para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A fotografia é de 23 de junho de 2022 e da autoria de João Ferrand.


Homenagem a Luís Ferreira Alves com Eduardo Souto de Moura, Guilherme Macedo e Nuno Valentim no Porto Canal
10.08.2022

O arquitecto Nuno Valentim irá participar na conversa em homenagem ao fotógrafo Luís Ferreira Alves, com o arquitecto Eduardo Souto de Moura e o Dr. Guilherme Macedo.

A conversa, guiada pela pivot Estela Machado, tomará o formato de mesa redonda e será transmitida no programa Noite Informativa, no Porto Canal, no dia 10 de Agosto pelas 23:00h, ficando depois disponível online.

Fotografia: Luís Ferreira Alves, Marta Maria Ferreira, 2020


Publicação da Capela do CREU-IL na revista Rassegna Di Architettura e Urbanistica
09.08.2022

 

O projeto da Capela do CREU-IL mereceu destaque na revista Rassegna Di Architettura e Urbanistica n.166, Sapienza Università di Roma, com o artigo “O sagrado na arquitectura e a sociedade secular”, de João Norton de Matos.

Actualmente, encontra-se a decorrer no centro universitário (CREU-IL) a obra para a ampliação de três salas polivalentes na ligação com o edifício e capela existentes.


A Reabilitação do Mercado do Bolhão no webinar VMZINC
08.06.2022

O arquitecto Nuno Valentim dá a conhecer o projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão no webinar organizado pelo portal Espaço de Arquitectura e pela VMZINC Ibérica.

A conversa terá como tema central os princípios de atuação e intervenção nesta obra.

O evento tem lugar no dia 8 de Junho de 2022, pelas 11h.

Inscrição: https://campanhas.espacodearquitetura.com/webinar-vmzinc-nuno-valentim


Sobre a Reabilitação Urbana, no programa Sociedade Civil, RTP2
03.03.2022

Tendo por princípio a prática e a experiência em atelier, falámos esta quinta-feira no programa Sociedade Civil dedicado à Reabilitação Urbana, a partir das seguintes problemáticas:

– O desafio da exigência ambiental em edifícios antigos – quadro regulamentar e valores patrimoniais em causa;

– Os valores culturais e heranças em causa;

– A qualidade da arquitectura portuguesa, a investigação relevante e o pensamento desenvolvido desde os anos 60.

 

O programa contou com a participação de Filipa Roseta, vereadora da habitação na Câmara Municipal de Lisboa, Francisca Alves, do atelier Contacto Atlântico, Hugo Azevedo da associação Just a change, Nuno Valentim do nosso atelier, Filipe Ferreira da empresa AOF, e Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar.

 

O programa está disponível online, na RTP play.