Projecto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão é tema para a sessão “Inovação Fora de Portas”
21.05.2021
O Ciclo “Inovação Fora de Portas - Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP).   Na sessão em formato virtual foi apresentado o projecto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão, acompanhado do vídeo documental da obra e uma conversa com Nuno Valentim, autor do projeto de arquitetura, o Prof. Eng. Vasco Freitas e Eng. João Cunha, com moderação da Prof. Arq. Bárbara Rangel.   No âmbito desta iniciativa, foi ainda disponibilizado, no final da sessão, a edição das Sebentas d'Obra com a publicação do projecto e textos de apoio.

Partilhar
Podcast: No País dos Arquitectos
17.05.2021
Nuno Valentim e Sara Nunes conversam sobre o papel do arquitecto e da arquitectura, a propósito do projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão. A entrevista está agora disponível nas plataformas spotify e apple podcasts. Também em versão de leitura, a publicação pode ser encontrada aqui.

Partilhar
Duas obras candidatas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021
03.05.2021
Os Apartamentos Monsenhor Manuel Marinho e o espaço de coworking Marechal 1551, estão entre os candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021. O prémio visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.  

Partilhar
Nuno Valentim em entrevista
19.03.2021
Nuno Valentim concedeu entrevista a RePortugal, plataforma digital de informação sobre a reabilitação urbana e construção sustentável. Nesta conversa foram evidenciados os princípios de actuação do atelier, os projectos em curso, as especificidades da reabilitação urbana e questões relacionadas com a prática profissional.

Partilhar
Nuno Valentim no debate ‘Qual a Reabilitação que queremos enquanto sociedade?
24.11.2020
Nuno Valentim participou no debate integrado na VIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2020. O foco da sua intervenção esteve na importância e responsabilidade dos arquitectos nos processos de reabilitação dada a sua formação generalista - A visão holística e uma sensibilidade mais transversal aos diferentes problemas que se colocam nestes projectos. A transmissão foi feita online a partir do link. Na fotografia pode ver-se a Casa na Rua do Teatro, obra premiada em 2019, Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, cidade do Porto.

Partilhar
Arranque da obra da Estrutura Residencial Sénior na Afurada, Vila Nova de Gaia
16.11.2020
A obra para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas próxima da Marina de Gaia arrancou em novembro de 2020. A proposta prevê a construção de dois volumes implantados a diferentes cotas no terreno. Para a mancha de implantação e volumetria, tomaram-se como referência as dimensões e cércea do Palacete de S. Paio.   As fotografias são de 7 de abril de 2021 da autoria de João Ferrand.

Partilhar
Palacete da Quinta do Bom Pastor - Shortlisted DOMUS Restoration and Preservation Prize
29.09.2020
O projecto da Quinta do Bom Pastor foi finalista no prémio internacional DOMUS Restoration and Preservation.

Partilhar
Nuno Valentim e Margarida Ramos são autores do capítulo ‘Acessibilidade e Intervenção Arquitetónica em Contexto Patrimonial’
27.09.2020
Nuno Valentim e Margarida Ramos são autores do capítulo ‘Acessibilidade e Intervenção Arquitetónica em Contexto Patrimonial’. O Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) foi criado através da Resolução do Conselho de Ministros N.º 48/2016 como um instrumento de novas políticas de habitação para o sec. XXI. O objetivo do Fundo é promover o acesso à habitação permanente a rendas acessíveis nos centros urbanos, atualmente sob uma forte pressão imobiliária e incluir igualmente a oferta de habitação temporária a rendas acessíveis para estudantes do Ensino Superior. O capítulo, sobre a Acessibilidade em construções de valor patrimonial, foi redigido para o guia FNRE, agora publicado. O público-alvo desta publicação são os projetistas e outros intervenientes em obras de reabilitação. No entanto pode igualmente ser usado noutros contextos ou servir de base de apoio à comunidade técnico-científica na área da reabilitação do edificado. O Guia Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, foi editado pelo prof Eduardo Santos Júlio / Fundiestamo.   Também disponível online para download: aqui.

Partilhar
Visita guiada ao Mercado do Bolhão
06.06.2020
Nuno Valentim acompanha o presidente da camara Rui Moreira numa visita guiada ao mercado e às obras de reabilitação em curso. No vídeo que regista este importante ponto de situação é possível acompanhar as inúmeras frentes de trabalho e o cuidado que está a ser colocado na conservação da matéria existente, na reposição de valores identitários e na preparação do mercado do bolhão para um novo ciclo – fiel à tradição do mercado de frescos da cidade do Porto.

Partilhar
Publicação da Casa em Viana do Castelo
01.06.2020
A obra mereceu um capítulo no livro comemorativo da VIII edição do Premio de Arquitectura Ascensores Enor na qualidade de Finalista. A edição do livro reconhece todas as obras premiadas, finalistas e seleccionadas. Refere-se ainda a presença das intervenções na Casa Andresen e estufas Franz Koepp e a Casa da Rua do Teatro, enquanto obras seleccionadas.   O livro encontra-se disponível em versão online: aqui.

Partilhar
A Casa de Barragan serve de mote ao podcast do Passa a Palavra, falemos de Arquitectura
30.05.2020
Nuno Valentim retoma de uma forma muito pessoal uma viagem no espaço e no tempo para falar da casa e da obra deste arquitecto mexicano. Luis Barragan é uma referência da arquitectura contemporânea e prémio pritzker. O podcast Passa a Palavra é uma iniciativa da Casa Comum comunidade cultural da Reitoria da Universidade do Porto.

Partilhar
Casa em Viana do Castelo - Finalista
30.04.2020
A casa em Viana do Castelo encontra-se entre as 18 obras finalistas ao Premio de Arquitectura Ascensores Enor 2020. O júri conta com Carlos Seoane (presidente), Carlos Quintáns (secretario), Emilio Tuñón (Gran Premio Enor 2017), Graça Correia, Arturo Franco y María González. Os vencedores serão divulgados em Novembro.

Partilhar
Nuno Valentim em conversa ‘Arquitectura em tempos de pandemia’
27.04.2020
O filme, o projecto e a obra de reabilitação dos Albergues Nocturnos do Porto foi tema de conversa em directo no instagram. A Building Pictures promoveu uma série de entrevistas para falar de ‘Arquitectura em tempos de pandemia’. Nesta conversa fala-se ainda sobre opções e caminhos que levaram o gabinete a trabalhar o tema da reabilitação - como um conhecimento construído de forma natural no enquadramento entre outros projectos e a construção de raiz.

Partilhar