Todos ao Bolhão!...
12.09.2022

O Mercado do Bolhão irá reabrir as suas portas ao público na próxima quinta-feira, dia 15 de Setembro.

 

A classificação de “monumento de interesse público” atribuída pela Portaria 613/2013 de 20 de Setembro ao Mercado do Bolhão, reconhece valor patrimonial a duas dimensões indissociáveis – a singularidade do edifício Beaux Arts, e a sua função como mercado tradicional.

 

A proposta de intervenção no edifício e mercado de 1914-1917, da autoria do arquitecto António Correia da Silva, assenta na recuperação e valorização do edifício e na modernização necessária às exigências da actividade de mercado de frescos central e quotidiano do Porto.

 

Esta acção transformadora, mas atenta aos valores existentes, visa devolver identidade e coerência ao edifício, abrir o edifício à cidade e actualizar a sua função – numa ponderação exigente entre património material e imaterial.

 

“Continuar-inovando” diria Fernando Távora.

 

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


Reportagem Especial "Bolhão: Quem te viu e quem te vê", na Sic Notícias
25.08.2022

A Reportagem Especial “Bolhão: Quem te viu e quem te vê” dá a conhecer o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão.

 

A reportagem acompanha a transformação do edifício, desde o dia do seu encerramento até ao momento de conclusão da obra, dando a conhecer os vários intervenientes – decisores políticos, comerciantes, projectistas, responsáveis da obra e organismos de gestão – e os seus pontos de vista.

 

A reportagem foi produzida pela Sic Notícias, guiada pela jornalista Márcia Torres, e emitida no programa Reportagem Especial, na 5ª feira, 25 de Agosto de 2022.

 

O programa encontra-se disponível em sicnoticias.pt

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves, 2022


Apresentação do projeto “Branda Científica de São Bento do Cando”
12.08.2022

No passado dia 29 de julho, foi apresentado em São Bento do Cando, Arcos de Valdevez, o projeto da Branda Científica.

“A Branda Científica de São Bento do Cando irá ser o pilar de uma nova agenda de investigação e desenvolvimento de âmbito internacional sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e a Reserva da Biosfera Gerês-Xurés para responder a estes desafios.” Henrique Miguel Pereira

“A Branda Científica de São Bento do Cando terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração, trabalho de campo de investigadores, tendo para além dos alojamentos um conjunto de laboratórios de suporte” e “espaço para apoio a workshops com investigadores”. CIBIO

S. Bento do Cando transforma-se em Branda Científica a partir do que o lugar oferece à investigação e da possibilidade construtiva de reabilitar edificado existente, devoluto ou em ruína, para albergar as necessidades do programa. O projeto é promovido pela Associação Biopolis e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Coesão Territorial, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Função para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A fotografia é de 23 de junho de 2022 e da autoria de João Ferrand.


Homenagem a Luís Ferreira Alves com Eduardo Souto de Moura, Guilherme Macedo e Nuno Valentim no Porto Canal
10.08.2022

O arquitecto Nuno Valentim irá participar na conversa em homenagem ao fotógrafo Luís Ferreira Alves, com o arquitecto Eduardo Souto de Moura e o Dr. Guilherme Macedo.

A conversa, guiada pela pivot Estela Machado, tomará o formato de mesa redonda e será transmitida no programa Noite Informativa, no Porto Canal, no dia 10 de Agosto pelas 23:00h, ficando depois disponível online.

Fotografia: Luís Ferreira Alves, Marta Maria Ferreira, 2020


Publicação da Capela do CREU-IL na revista Rassegna Di Architettura e Urbanistica
09.08.2022

 

O projeto da Capela do CREU-IL mereceu destaque na revista Rassegna Di Architettura e Urbanistica n.166, Sapienza Università di Roma, com o artigo “O sagrado na arquitectura e a sociedade secular”, de João Norton de Matos.

Actualmente, encontra-se a decorrer no centro universitário (CREU-IL) a obra para a ampliação de três salas polivalentes na ligação com o edifício e capela existentes.


A Reabilitação do Mercado do Bolhão no webinar VMZINC
08.06.2022

O arquitecto Nuno Valentim dá a conhecer o projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão no webinar organizado pelo portal Espaço de Arquitectura e pela VMZINC Ibérica.

A conversa terá como tema central os princípios de atuação e intervenção nesta obra.

O evento tem lugar no dia 8 de Junho de 2022, pelas 11h.

Inscrição: https://campanhas.espacodearquitetura.com/webinar-vmzinc-nuno-valentim


Sobre a Reabilitação Urbana, no programa Sociedade Civil, RTP2
03.03.2022

Tendo por princípio a prática e a experiência em atelier, falámos esta quinta-feira no programa Sociedade Civil dedicado à Reabilitação Urbana, a partir das seguintes problemáticas:

– O desafio da exigência ambiental em edifícios antigos – quadro regulamentar e valores patrimoniais em causa;

– Os valores culturais e heranças em causa;

– A qualidade da arquitectura portuguesa, a investigação relevante e o pensamento desenvolvido desde os anos 60.

 

O programa contou com a participação de Filipa Roseta, vereadora da habitação na Câmara Municipal de Lisboa, Francisca Alves, do atelier Contacto Atlântico, Hugo Azevedo da associação Just a change, Nuno Valentim do nosso atelier, Filipe Ferreira da empresa AOF, e Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar.

 

O programa está disponível online, na RTP play.


Fachada da obra em Vila Nova de Gaia
18.01.2022

Foram recentemente retirados os tapumes de obra que cobriam um dos volumes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas próxima da Marina de Gaia.

A fachada agora visível, bem como as varandas e cobertura, são revestidas a tijolo maciço face à vista de fabrico manual.

A fotografia é de 11 de Janeiro de 2022.


Lycée Français International de Porto em série documental na RTP2
27.10.2021

O Lycée Français International de Porto é uma das obras apresentada na série documental de 6 episódios para a RTP2 sobre a importância da luz e da iluminação nos seres humanos e no meio ambiente.

A série da produtora Até ao Fim do Mundo aborda a iluminação enquanto presença no nosso quotidiano e em diferentes contextos: nas escolas, no trabalho, nas residências e jardins, nos museus e nos espaços públicos.

O episódio sobre espaços de ensino será transmitido pela RTP2 no dia 27 de Outubro pelas 23:05, ficando disponível online no dia seguinte à emissão na RTP play.


Nuno Valentim participa em conferência no DArq/UC
07.10.2021

O arquitecto Nuno Valentim irá participar no dia 8 de outubro no Ciclo de Conferências no âmbito da disciplina de Seminário de Investigação do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Coimbra.

O convite é feito por um grupo de alunos do curso, orientandos de dissertação de mestrado do Professor José Fernando Gonçalves.
A conferência terá início pelas 9h na sala CA3 do Colégio das Artes, Coimbra.

Nuno Valentim participa no encontro NEB goes South 'The question of housing'
29.09.2021

O encontro NEB goes South ‘The question of housing’ terá lugar esta 4ª feira, dia 29 de Setembro, entre as 13h30-18h30 (gmt+1).

Nuno Valentim participa no painel #3 Resilient modes of inhabitation, que conta com a presença de Bruno Moreira, Jana Horvat, Martina Massari, Ricardo Agarez, Riccardo Dadina, Sara Brysch e moderação de Gisela Lameira

Inscrição prévia aqui. Programa completo no website.


Casa Nobre no Largo da Misericórdia
07.09.2021

Encontra-se em curso o projecto de requalificação de um conjunto de duas antigas casas nobres, com origens que remontam ao séc. XVI, no centro histórico de Évora. A proposta prevê a conversão deste conjunto de enorme valor patrimonial num estabelecimento hoteleiro de pequena dimensão.


Podcast: Arquitetura Entre Vistas
26.06.2021

Nuno Valentim e a estudante de arquitectura da Universidade do Porto Ana Catarina Silva conversam sobre reabilitação e métodos de trabalho.

A entrevista está disponível nas plataformas spotify apple podcasts.


Projecto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão é tema para a sessão “Inovação Fora de Portas”
21.05.2021

O Ciclo “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP).

 

Na sessão em formato virtual foi apresentado o projecto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão, acompanhado do vídeo documental da obra e uma conversa com Nuno Valentim, autor do projeto de arquitetura, o Prof. Eng. Vasco Freitas e Eng. João Cunha, com moderação da Prof. Arq. Bárbara Rangel.

 

No âmbito desta iniciativa, foi ainda disponibilizado, no final da sessão, a edição das Sebentas d’Obra com a publicação do projecto e textos de apoio.


Podcast: No País dos Arquitectos
17.05.2021

Nuno Valentim e Sara Nunes conversam sobre o papel do arquitecto e da arquitectura, a propósito do projecto de Reabilitação do Mercado do Bolhão. A entrevista está agora disponível nas plataformas spotify e apple podcasts. Também em versão de leitura, a publicação pode ser encontrada aqui.


Duas obras candidatas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021
03.05.2021

Os Apartamentos Monsenhor Manuel Marinho e o espaço de coworking Marechal 1551, estão entre os candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021.

O prémio visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.

 


Nuno Valentim em entrevista
19.03.2021

Nuno Valentim concedeu entrevista a RePortugal, plataforma digital de informação sobre a reabilitação urbana e construção sustentável.

Nesta conversa foram evidenciados os princípios de actuação do atelier, os projectos em curso, as especificidades da reabilitação urbana e questões relacionadas com a prática profissional.


Nuno Valentim no debate ‘Qual a Reabilitação que queremos enquanto sociedade?
24.11.2020

Nuno Valentim participou no debate integrado na VIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2020. O foco da sua intervenção esteve na importância e responsabilidade dos arquitectos nos processos de reabilitação dada a sua formação generalista – A visão holística e uma sensibilidade mais transversal aos diferentes problemas que se colocam nestes projectos. A transmissão foi feita online a partir do link.

Na fotografia pode ver-se a Casa na Rua do Teatro, obra premiada em 2019, Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, cidade do Porto.


Arranque da obra da Estrutura Residencial Sénior na Afurada, Vila Nova de Gaia
16.11.2020

A obra para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas próxima da Marina de Gaia arrancou em novembro de 2020.

A proposta prevê a construção de dois volumes implantados a diferentes cotas no terreno.

Para a mancha de implantação e volumetria, tomaram-se como referência as dimensões e cércea do Palacete de S. Paio.

 

As fotografias são de 7 de abril de 2021 da autoria de João Ferrand.


Arranque da obra da Estrutura Residencial Sénior em Braga
27.10.2020

A obra para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas na Rua de São Vicente, Braga, arrancou em outubro de 2020.

A proposta prevê a construção de dois edifícios integrados na malha urbana do centro histórico da cidade.

As fotografias são de 9 de abril de 2021 da autoria de João Ferrand.