Reabilitação do Mercado do Bolhão na exposição "Todos os tempos se cruzarão" do ciclo "Cuidar de um país"
09.01.2024

A Sala da Cidade, Museu Municipal de Coimbra, recebe até ao dia 2 de Março a exposição “Todos os tempos se cruzarão”, que dá início ao ciclo “Cuidar de um país”, que pretende, segundo o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, “demonstrar, através de propostas heterogéneas, como, neste contexto adverso, a arquitetura e a arte têm sabido encontrar estratégias que estruturam o território, o recriam e reavivam o seu tecido mais profundo, retomando as suas possibilidades esquecidas, consolidando-o.”

 

“São propostas que intervém contra corrente e numa escala de proximidade, reforçando a identidade dos lugares e a sua capacidade para estruturarem o nosso tempo. Munidas de todos os saberes, elas podem ser o gatilho que conduza à inversão deste paradigma unidirecional e permita alterar o ciclo de esvaziamento e empobrecimento, reclamando urbanidade, propondo mais ética e mais estética”.

 

No dia 13 de Janeiro, sábado, às 16h, haverá ainda uma conversa e visita guiada à exposição com os arquitectos e artistas representados (marcações através do formulário)

 

Projectos em exposição:
António Belém Lima – Associação Bairro Alagoas:
Ano Zero – Bienal de Coimbra, Bartolomeu Costa Cabral – Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior e Casa da Taipa, em Beja;
Colectivo Zás, Maria Manuela Oliveira – Largo do Toural, em colaboração com a artista Ana Jotta;
Nuno Valentim -Mercado do Bolhão;
Pedro Maurício Borges – Capela de Netos;
Pedro Matos Gameiro e Pedro Domingos – Biblioteca de Grândola);
Walk&Talk.

 

A exposição e ciclo são organizados pela Câmara Municipal de Coimbra, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (UC), Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da UC.


Três salas no Jardim de Inácio de Loyola
05.12.2023

O arquitecto paisagista e professor da FCUP Paulo Farinha Marques apresentou ontem no Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola, o plano de plantação integrado no projecto de reabilitação e construção de três salas para o Centro.
Para além da apresentação os presentes ‘apadrinharam’, eles próprios, o fornecimento e a primeira fase da plantação das grandes floreiras previstas no edifício, acompanhados por Paulo Farinha Marques.

Espera-se que a vegetação contribua para integrar esta nova estrutura no jardim existente e para a recuperação do próprio jardim.
A participação da comunidade neste processo será, também, um contributo decisivo para a sua salvaguarda e sentido de pertença.
A obra está em fase de conclusão.

 

Três salas no jardim do CREU-IL
Arquitectura: Nuno Valentim e Francisca Lopes
Arquitectura Paisagista: Paulo Farinha Marques
Especialidades: Aníbal Costa, Afonso Serra Neves, Sérgio Cunha, Rossana Pereira, Raul Serafim, Miguel Portela
Construção/Direcção de Obra: Mantalpor/Luís Carvalho


Conferência do Parque “A importância do restauro – do jardim ao ecossistema”
26.10.2023

No âmbito da celebração do centenário do Parque de Serralves (1923-2023), e inserido na “Conferência do Parque – A importância do restauro – do jardim ao ecossistema”, decorreu hoje no Auditório do Museu de Arte Contemporânea uma série de conversas e apresentações, entre as quais: As estruturas construídas de Miguel Coelho de Sousa (AJH) e Nuno Valentim (Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto) e A biodeterioração e a conservação preventiva de António Portugal (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra), com Moderação de Ricardo Bravo (FS).

 

O programa da actividades é organizado pela Fundação de Serralves, em parceria com a AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos e está a decorrer nestes dias 26 e 27 de outubro.

Amanhã estão agendados Workshops e Visitas guiadas ao Parque de Serralves.

Acesso gratuito, sujeito a inscrição.

Inscrições no link


Reabilitação do Mercado do Bolhão nomeado para os EUmies Awards 2024!
19.10.2023

A obra de Reabilitação do Mercado do Bolhão encontra-se entre as 14 obras portuguesas nomeadas para a edição de 2024 do European Union Prize for Contemporary Architecture / Mies Van Der Rohe Awards!

 

Fotografia: MMF / LFA, 2023


Reabilitação do Mercado do Bolhão vencedora da edição de 2023 dos Prémios ULI Europe Awards for Excellence e ULI Global Awards for Excellence
11.10.2023

A obra de Reabilitação do Mercado do Bolhão é vencedora da edição de 2023 dos Prémios ULI Europe Awards for Excellence e ULI Global Europe Awards for Excellence!

A cerimónia de entrega do Prémio Europeu teve lugar em Copenhaga, no dia 11 de Outubro, e entre os 6 finalistas europeus encontravam-se as obras:
The Liberty Tower, Milão, Itália. Asti Architetti;
Morland Mixité Capitale, Paris, França. David Chipperfield com CALQ Architecture;
MULTI, Bruxelas, Bélgica. Conix RDBM Architects;
Scholen van Morgen “Schools of Tomorrow”, Flandres, Bélgica. Um conjunto de 182 escolas de 72 equipas de arquitectos;
Stream Building, Paris, França. PCA Stream

A vitória, a nível europeu, levou à selecção automática do Mercado do Bolhão para o prémio Global, competindo com os 23 vencedores da Europa, Ásia e Américas. O júri do concurso global, consagrou, além do Mercado do Bolhão, cinco outras obras:
Scholen van Morgen “Schools of Tomorrow”, Flandres, Bélgica. Um conjunto de 182 escolas de 72 equipas de arquitectos;
Aurora Bridge Bioswales, Seattle, Estados Unidos. Arquitectos do Estado de Washington: Weber Thompson e kpff;
Ironworks, Vancouver, Canada. Taylor Kurtz Architecture + Design;
National University of Singapore (NUS) Buildings. Serie + Multiply Consultants Pte Ltd with Surbana Jurong Consultants Pte Ltd; NUS College of Design and Engineering with CPG Consultants Pte Ltd;
Nightingale Village, Melbourne, Australia. Architecture architecture, Austin Maynard Architects, Breathe, Clare Cousins Architects, Hayball e Kennedy Nolan.

 

Fotografia: MMF / LFA, 2023


Reabilitação do Mercado do Bolhão finalista da edição de 2023 do Prémio ULI Europe Awards for Excellence
03.10.2023

A obra de Reabilitação do Mercado do Bolhão encontra-se entre os 6 finalistas da edição de 2023 do Prémio ULI Europe Awards for Excellence.

 

O prémio, que reconhece obras exemplares no sector privado, público e sem fins lucrativos, valoriza e distingue projectos e programas com base nos seguintes critérios:

– Sucesso financeiro e aceitação pelo mercado;

– Liderança, através da demonstração de um elevado padrão de excelência em todas as áreas: arquitectura, design, planeamento, construção, comodidades, economia e gestão;

– Relevância para as necessidades contemporâneas e futuras da comunidade na qual se inserem;

– Impacto positivo na comunidade e/ou no contexto imediato;

– Exemplo de sustentabilidade ambiental, gestão e resiliência, enquanto modelos, lições, estratégias ou técnicas que podem ser replicadas ou adaptadas a outras comunidades.

 

Entre os 6 finalistas encontram-se as obras:

The Liberty Tower, Milão, Itália. Asti Architetti;

Morland Mixité Capitale, Paris, França. David Chipperfield com CALQ Architecture;

MULTI, Bruxelas, Bélgica. Conix RDBM Architects;

Scholen van Morgen “Schools of Tomorrow”, Flandres, Bélgica. Um conjunto de 182 escolas de 72 equipas de arquitectos;

Stream Building, Paris, França. PCA Stream

 

O vencedor será anunciado no dia 11 de Outubro, em Copenhaga, durante o ‘ULI Europe’s C Change Summit’, parte de um programa desenvolvido pela ULI para mobilizar a indústria do sector imobiliário Europeu a descarbonizar.


Passeio guiado e sessão de filmes, Albergues Noturnos do Porto e Mercado do Bolhão.
27.09.2023

No dia 26 de Junho, o Porto viu o início da 10ª edição do festival Aquiteturas Film Festival, evento que recebeu o público ao longo de cinco dias. 

Promovido pelo INSTITUTO, foi organizado um passeio guiado nos edifícios Albergues noturnos do Porto e Mercado do Bolhão.

Estas obras foram também objeto de dois filmes que integraram o Arquiteturas Film Festival.

 

Partilhamos aqui e no nosso Instagram algumas fotografias do evento que contou com a participação dos nossos colaboradores.   

Photo by Ivo Tavares Studio, courtesy of Arquiteturas Film Festival organised by INSTITUTO.

@arquiteturasfilmfestival

@oinstituto.pt 

@ivotavaresstudio


Albergues Noturnos do Porto e Mercado do Bolhão no Arquiteturas film festival
27.06.2023

Arranca hoje, na sua 10ª edição, o Arquiteturas Film Festival, plataforma que usa o poder da imagem em movimento como ferramenta de promoção da arquitetura, e decorre ao longo de cinco dias, até dia 1 de julho.

 

As obras de reabilitação dos Albergues Noturnos do Porto e restauro e modernização do Mercado do Bolhão são objecto para os dois filmes:

– Albergues Noturnos do Porto, Sara Nunes, 2018, 3min

– De volta à cidade: Mercado do Bolhão, 2023, Sara Nunes, 30min.

+

Conversa com Sara Nunes, Nuno Valentim, Laudelino Jesus (funcionário dos Albergues  Porto), Paula Silva (vendedora do Mercado do Bolhão).

 

A sessão terá lugar no Batalha Centro de Cinema, pelas 19h15.

Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou online.

 

A sessão é antecedida por um passeio guiado aos edifícios, às 15h45, sendo necessária a inscrição.

 

“O Arquiteturas Film Festival é uma plataforma internacional para a discussão e disseminação de produção arquitetónica, através de filmes, exposições e debates. Programado pelo INSTITUTO, este é o primeiro festival de cinema em Portugal dedicado à exibição de filmes de ficção, experimentais e documentais sobre a temática da arquitetura e seus cruzamentos disciplinares. O evento aborda o potencial da imagem em movimento como ferramenta de reflexão sobre o espaço construído e as pessoas que nele habitam. Desde 2022, após oito edições em Lisboa, o festival está sediado no Porto.”


Bolhão na cerimónia da entrega dos Prémios em Barcelona - Shortlisted European Award – Architectural Heritage Intervention
12.06.2023

A cerimónia de entrega do Prémio European Award – Architectural Heritage Intervention nas categorias Buil Heritage e Exterior Spaces, teve lugar no passado dia 1 de junho, no pavilhão Pau Gil do Hospital de Sant Pau art noveau em Barcelona, e contou com a presença do arquitecto Nuno Valentim.

 

O júri composto pelo arquitectos Dikkie Scipio, Susana Valbuena e Kimmo Lintula atribuiu o Prémio na categoria Built Heritage à recente intervenção no Berlin’s Neue Nationalgalerie, pelo atelier David Chipperfield Architects.

 

Na categoria Exterior Spaces, o júri constituído pelos arquitectos Chris Rankin, Pasqual Herrero e Maria Viñé distinguiu a intervenção do arquitecto Fernando Menis para a recuperação ecológica do jardim El Tanque Cultural Space em Santa Cruz de Tenerife.

 

 

A obra de Reabilitação do Mercado do Bolhão estava entre os finalistas da 6ª edição do Prémio, na categoria Built Heritage, num conjunto de 16 obras:

 

Bijloke Concert Hall, Ghent, Belgium. DRDH Architects and Julian Harrap Architects

“Sant Francesc” and “La Pardala”, Morella Castle, Morella, Spain. Carquero Arquitectura

Quadrangle Building, King’s College, London, UK. Hall McKnight

Ortega Marañón Foundation, Madrid, Spain. Junquera Arquitectos

Unió de Cooperadors, Gavà, Spain. Meritxell Inaraja

Straf! School met lef, Beringen, Belgium. a2o architecten and AAC architecture

La Carbonería, Barcelona, Spain. OSS Office for Strategic Spaces

Tobacco factory Linz – House Havana, Linz, Austria. Kaltenbacher architektur and STEINBAUER

Neue Nationalgalerie, Berlin, Germany. David Chipperfield Architects

Monsaraz Fortifications – west and south barbican path, Reguengos de Monsaraz, Portugal. Pedro Pacheco Arquitectos

Ombu, Madrid, Spain. Foster+Partners, Ortiz León arquitectos

Bolhão Market, Porto, Portugal. Nuno Valentim, Arquitectura

Wintercircus Mahy, Ghent, Belgium. Atelier Kempe Thill, aNNo architects, Baro Architecture and SUM Project

Galenicum Headquarters, Esplugues de Llobregat, Spain. HARQUITECTES

City Hall of Antwerp, Antwerp, Belgium. HUB, Origin and Bureau Bouwtechniek

V&A Exhibition Road Quarter, London, UK.  AL_A


Projeto de Reabilitação do Mercado do Bolhão é distinguido no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana em três categorias
31.05.2023

O projeto de Reabilitação do Mercado do Bolhão venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas categorias melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto.

 

O júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana contou com a presença dos engenheiros Manuel Reis Campos e Raimundo Mendes da Silva, dos arquitetos Carlos Prata e José Manuel Pedreirinho, e da professora e economista Ana Paula Delgado.

 

Foram distinguidos os projetos: Reconversão do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça em Unidade Hoteleira do arquitecto Eduardo Souto de Moura na categoria de Turismo; Reabilitação do Cinema Batalha do Atelier 15, arquitectos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, enquanto melhor intervenção com Impacto social; António Augusto de Aguiar 23 do gabinete ARX e Reabilitação de Edifício na Rua da Madalena 88 do atelier Bak Gordon em ex aequo na categoria Residencial; Fábrica 1921 do atelier RH+ Arquitectos na categoria Cidade de Lisboa; Musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé do atelier Vitor Mestre e Sofia Aleixo Arquitectos Lda. na categoria intervenção inferior a 1000 m2; Estação Sul e Sueste do atelier Ana Costa, arquitectura e design Lda. na categoria Restauro; e Residência Assistida para Seniores (ERPI) ou uma Unidade de Cuidados Especializados em Demências no antigo edifício da fábrica da Rajá do arquiteto António Gonçalves na categoria Sustentabilidade.

 

A cerimónia de entrega dos Prémios decorreu a 30 de Maio, em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.

 

Fotografia: MMF / LFA, 2021


O Restauro para a Resiliência, com Helena Freitas, Teresa Andresen, Nuno Valentim, José Benayas e Maria Amélia Martins-Loução
17.05.2023

O arquitecto Nuno Valentim participa no Novo Ciclo de Conversas “A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema”.

 

A conversa sob o tema O Restauro para a Resiliência conta com a presença de Nuno Valentim e José Benayas, com abertura de Helena Freitas e Teresa Andresen e notas finais de Maria Amélia Martins-Loução.

A sessão irá decorrer esta quinta-feira, dia 18 de maio, às 21h30, na Biblioteca de Serralves.

 

O Ciclo de Conversas “A Importância do Restauro – Do Jardim ao Ecossistema”, é uma parceria de Serralves com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

 

O acesso é gratuito, mediante inscrição em https://bit.ly/inscricoesservicoeducativoserralves, entrada pela Rua D. João de Castro, 110.


Reabilitação do Mercado do Bolhão finalista da 6ª edição do Prémio AHI European Award - Architectural Heritage Intervention
10.05.2023

A obra de Reabilitação do Mercado do Bolhão está entre os finalistas da 6ª edição do Prémio AHI European Award – Architectural Heritage Intervention!

 

O prémio contou com 174 projectos submetidos e entre o conjunto dos 16 finalistas estão os ateliers David Chipperfield Architects, Foster +  Partners, HARCHITECTS, Atelier Kempe Thill, com aNNo architects, Baro Architecture e SUM Project, HUB, com Origin e Bureau Bouwtechniek, AL_A, Junquera Arquitectos, Pedro Pacheco Arquitectos, DRDH Architects com Julian Harrap Architects, Carquero Arquitectura, Meritxell Inajara, a2o architecten, com AAC architecture, OSS Office for Strategic Spaces, Kaltenbacher architektur, com STEINBAUER e Hall McKnight.

 

O vencedor será anunciado no dia 1 de Junho, no Pavilhão Pau Gil, do Hospital de Sant Pau, em Barcelona.


Nuno Valentim em debate "Bairros PER. Presente e Futuro", no CCB, em Lisboa
09.05.2023

O arquitecto Nuno Valentim irá participar no dia 10 de Maio de 2023, pelas 18h, no debate “Bairros PER. Presente e Futuro”, organizado por Centro Cultural de Belém / Garagem Sul, em parceria com DINÂMIA’CET – ISCTE e com curadoria da arquitecta Marta Sequeira, no âmbito da “Exposição HABITAR LISBOA”, que será apresentada entre Outubro de 2023 e Fevereiro de 2024 na Garagem Sul/ Centro de Arquitectura.

 

O debate irá debruçar-se sobre a legado e futuro do “Programa Especial de Realojamento” (PER), realizado em Portugal depois do 25 de Abril de 1974, desenhado com o objetivo de erradicar as barracas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e de realojar os seus moradores em habitações municipais.

 

O debate conta ainda com a participação da vereadora Filipa Roseta, o investigador Marco Allegra, o geógrafo Gonçalo Antunes, o arquitecto Paulo Tormenta Pinto, com moderação da arquitecta Marta Sequeira.

 

O debate terá início pelas 18h, no Foyer do Grande Auditório do CCB – Centro Cultural de Belém e é um evento de entrada gratuita.

Mais dados sobre o evento no site do CCB – Centro Cultural de Belém.

 


Conclusão da Obra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em V.N. de Gaia
08.05.2023

A obra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em Vila Nova de Gaia foi concluída.

 

Nova reportagem fotográfica disponível na página do projecto.

 

A fotografia é de Setembro de 2022, da autoria de João Ferrand.


Nuno Valentim em "Ciclo de Conferências Praxis REAB"
04.05.2023

O arquitecto Nuno Valentim irá participar, hoje, no dia 4 de Maio de 2023, pelas 18h, no “Ciclo de Conferências Praxis REAB”, organizado pela FAUL – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com a curadoria dos arquitectos José Aguiar e João Pernão e com o apoio dos arquitectos Nuno Mateus, Jorge Mealha, Tiago Saraiva e Nuno Montenegro.

 

A sessão ocorrerá em formato online, através deste link de zoom.

 

Mais informações sobre o evento disponíveis no site da FAUL.


O Caso de Estudo da Reabilitação do Mercado do Bolhão sob análise na X Semana de Reabilitação Urbana - RE PORTO
24.11.2022

O Caso de Estudo da Reabilitação do Mercado do Bolhão é apresentado e analisado na X Semana de Reabilitação Urbana – RE PORTO, no dia 24 de Novembro.

 

A sessão de análise, coorganizado pela Câmara Municipal do Porto e pela Vida Imobiliária, contará com uma pequena apresentação do arquitecto Nuno Valentim, seguida de uma mesa redonda com importantes intervenientes da obra.

 

O evento irá ocorrer no Palácio da Bolsa, Porto, com início pelas 15h15, no dia 24 de Novembro.

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


Nova reportagem fotográfica da Casa na Rua da Quinta
18.11.2022

Nova reportagem fotográfica da obra concluída da Casa na Rua da Quinta, disponível na página do projecto.

 

A fotografia é de 15 de Dezembro de 2021 e da autoria de João Ferrand.


Reabilitação do Mercado do Bolhão nomeada para os Prémios Construir 22
14.11.2022

A obra de reabilitação do Mercado do Bolhão encontra-se nomeada para os Prémios Construir 22, na categoria de Melhor Projecto de Reabilitação.

 

As votações decorrem até ao dia 17 de Novembro no site dos Prémios Construir 22.

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022


A reabilitação do Mercado do Bolhão nas Jornadas 25 anos GECoRPA
26.10.2022

O arquitecto Nuno Valentim irá participar, no dia 28 de Outubro, nas Jornadas 25 anos GECoRPA , organizadas pela GECoRPA – Grémio do Património e pela Parques de Sintra – Monte da Lua.

 

Nas Jornadas GECoRPA irão ser abordados temas relevantes para a valorização e defesa do Património, estando previstas palestras e casos de estudos de oradores especialistas na área, uma exposição técnica e uma visita técnica às intervenções realizadas no Palácio de Queluz.

 

A apresentação do arquitecto Nuno Valentim, com o tema “Mercado do Bolhão: projeto, processo, obra”, terá início pelas 14h20.

 

Mais dados sobre o evento no Site da Associação GECoRPA – Grémio do Património.

 

Fotografia: © Marta Maria Ferreira / Luís Ferreira Alves 2022

 


Arranque da obra da Quinta de Crasto, Sede da Associação Biopolis, em Vairão, Vila do Conde
24.10.2022

A obra de reabilitação da Quinta de Crasto, em Vairão, Vila do Conde, arrancou no passado mês de setembro.

 

A proposta prevê a adaptação do conjunto de edifícios para instalação da sede da Associação de Valorização e Transferência de Tecnologia Biopolis, através de um programa composto por espaços de trabalho de gabinetes e open space, salas de reuniões, espaços de uso comum e espaços de laboratório.

 

A fotografia é de 14 de abril de 2020 e da autoria de João Ferrand.